Support » Plugin: Tainacan » Licenciamento

  • Resolved Diana K. Cury

    (@dianakc)


    Olá, li sobre o plugin e achei ótimo a iniciativa, por ora é necessário ter o recurso de atribuir a licença das mídias, sugiro oferecer a opção de usar alguma das licenças Creative Commons (https://br.creativecommons.org/licencas/), em uma interface semelhante a usada no Flickr por exemplo.

Viewing 3 replies - 1 through 3 (of 3 total)
  • Plugin Author leogermani

    (@leogermani)

    Oi Diana! Qto tempo!

    Legal que gostou! Experimente e nos diga o que acha! Acabamos de fazer o pre lançamento da versão 0.8! http://tainacan.org/2019/03/22/teste-agora-pre-lancamento-da-versao-0-8-do-tainacan/

    Realmente licenciamento é uma necessidade comum nos repositórios. E a diversidade de formas de licenciamento também. Em muitos casos há obras que não são licenciadas, ou que não se sabe exatamente quais são os direitos.

    Quando há licença, elas são muito variadas. Se nos limitassemos ao CC, por exemplo, não atenderiamos a nenhum dos museus com os quais estamos trabalhando atualmente.

    Por isso, por ora, optamos deixar isso aberto. Você pode criar um metadado para sua coleção, chamá-lo de Licença, e colocar as opções que quiser.

    Sabemos que isso ainda não é suficiente. Está nos planos um campo específico para licença, que possa adicionar informações ao objeto de maneira q a licença fique também “legível por máquinas”, usando o CC e também o Rights Statement (https://rightsstatements.org/en/). Tem que ser um campo bem aberto para dar conta da diversidade de licenças que existem 😉 Vamos chegar lá!

    Obrigado pela mensagem e espero que a resposta faça sentido. Estamos abertos a mudar de opinião.

    Abraços

    Leo,,

    Oi Leo!
    Então quando não existe nenhuma informação de licença fica automaticamente como obra protegida por isso que se a ideia for distribuir livremente ai precisa ter a info clara da licença, (lembrando que livre não quer dizer usar e omitir a autoria, origem etc só a domínio público que é ok com omissão mas se deve informar fontes por consideração).

    No post onde vi sobre o plugin, o prof Dalton Martins mencionou que as mídias poderiam alimentar os projetos Wikimedia então sugeri ter como usar CC, o conteúdo pra ser compartilhado em qualquer um dos projetos Wikimedia precisam ter uma licença livre (https://commons.wikimedia.org/wiki/Commons:Licensing).

    Tem havido casos de órgãos públicos relicenciarem seus acervos como foi nesse caso http://wikimedianobrasil.org/imagens-de-modelos-anatomicos-esqueletos-e-animais-taxidermizados-para-uso-livre/ se os museus que vocês tão trabalhando querem dispor as mídias no Wikimedia (imagens, vídeos, digitalizações de livros etc) atentem sobre isso da licença e mesmo contatar o prof. Peschanski pra falar sobre isso, como foi o processo todo. Essa página do CC lista órgãos e instituições que liberaram acervos pra domínio público https://wiki.creativecommons.org/wiki/GLAM quem sabe um incentivo pra apoiar o conhecimento livre 🙂

    Enfim, maravilhosa essa iniciativa Leo, vou acompanhar esse projeto que é mais que necessário!

    Plugin Author leogermani

    (@leogermani)

    oi Diana,

    Legal ver que você está por dentro do debate!

    Você tem razão em tudo que disse. Estamos muito preocupados com isso nesse trabalho com museus e é uma questão super delicada e complicada. Estamos tratando disso em algumas frentes.

    Inclusive estamos organizando agora um workshop com o professor Peschansky lá na Casper, que pode te interessar: https://casperlibero.edu.br/agenda-eventos/curadoria-informacional-e-web-semantica/

    Vou fechar esse tópico por aqui mas seguimos conversando, ok? Se quiser conhecer melhor o projeto, marcar um papo, ou se quiser que façamos uma apresentação, estou a disposição!

    abraços

    Leo,,

Viewing 3 replies - 1 through 3 (of 3 total)
  • The topic ‘Licenciamento’ is closed to new replies.